quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Família - Projeto de Deus

   
        SE A FAMILIA É UM PROJETO DE DEUS. SE A FAMILIA E TÃO IMPORTANTE PARA NÓS E PARA A SOCIEDADE (ESTADO). PORQUE TEMOS TANTOS PROBLEMAS FAMILIARES E PORQUE TANTAS FAMILIAS ESTÃO DISTRUÍDAS, SEPARADAS OU TEM POUCA QUALIDADE EM SEUS RELACIONAMENTOS ?
         CREIO QUE A RESPOSTA PARA ISTO ESTÁ NA VISÃO HUMANA.
     O PRINCIPAL PROBLEMA DO HOMEM É OLHAR PARA A FAMÍLIA COMO UM PROJETO SIMPLESMENTE PESSOAL. A FAMÍLIA É MUITO MAIS QUE ISSO, É UM PROJETO DE DEUS.

          Para Deus a FAMILIA É: UM INSTRUMENTO DE SUA GRAÇA E GLORIA; UM MEIO DE ABENÇOAR SEUS FILHOS E A SOCIEDADE
- O lar representa um potencial ilimitado para glória de Deus.
- A família é um centro da providência e cuidado de Deus.
- Na vida familiar devemos exercitar nossa submissão a vontade de Deus e provar a sua benção,
Todos estes aspectos se experimentam na vida pessoal e relacional da família,
por isso ela é um projeto de Deus.
Ao dizermos que A Família É Um Projeto significa que  Deus tem um plano para ela. Que ela é um empreendimento de Deus, isto é, uma proposta de concretização de um propósito ou meta dentro de determinadas condições e princípios específicos. Num projeto temos um programa e ações que devemos seguir.
A Bíblia nos aponta alguns desses planos e ações, como por exemplo:
- Na família os pais devem difundir os princípios divinos Dt 6 1a 6.
- O casamento é o núcleo familiar. A família surge por ele, se desenvolve por sua saúde (eficiência) e é bênção pela reprodução de seu modelo - Gn 1.26, 27; Ef 5.25-30 e 6. 1a3).
Há vários exemplos disto no VT Josué foi um patriarca que conduziu sua família no serviço ao Senhor; Ana adorou a Deus por seu filho Samuel, e o dedicou ao Senhor. O Rei Josias tomou como modelo de rei seu bisavó Davi e abençoou seu povo, sendo o maior rei que Israel já teve (2 Rr 22 a 24).
O VT demonstra a bênção da família, e Deus usa dela como meio de difusão de sua graça através de Abraão (Gn 12.1 a 3).
Os Evangelhos (Mt 19.35 etc) e as Cartas do NT mostram o valor da família, nos exortando a várias atitudes e nos dando vários mandamentos conjugais e familiares.
- Por sua importância, a família foi atacada por Satanás no Éden, e continua a ser atacada em nossos dias. Pois o Diabo sabe que por uma família que serve ao Senhor, Deus é glorificado e o caráter e princípios de Deus são difundidos na sociedade. Deu mostrou a importância da família usando uma como meio de habitação entre nós.
Dentro dessas perspectivas bíblicas o Salmo 127 e 128 nos ensinam muito sobre a família.
Os salmos 127 e 128 fazem parte do grupo de salmos chamados de Salmos de Romagem ou dos Degraus (Sl 120 a 134). Estes salmos receberam este nome porque eram recitados ou cantados quando da peregrinação para Jerusalém ou quando da subida dos 15 degraus do templo, recitando-se um em cada degrau..
Mas estes salmos não eram apenas para recitação mas também eram uma mensagem ou exortação de Deus para seu povo. Uma mensagem para o povo de Israel atentar quando fossem recomeçar ou reestruturar suas vidas e famílias após a escravidão na Babilônia. E por isso servem para a condução de nossas vidas familiares no presente, quando estamos diante de tantas pressões e precisamos estruturar, desenvolver, reestruturar, e as vezes até reconstruir nossa famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário