segunda-feira, 6 de agosto de 2012

5ª Semana Social Brasileira

As Semanas Sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja. A primeira Semana Social Brasileira Foi realizada em 1991, de 03 a 08 de novembro. Tinha a finalidade de celebrar, no Brasil, os cem anos da Rerum Novarum. Seu tema central foi o Mundo do Trabalho, Desafios e Perspectivas.
A Segunda Semana Social teve início em meados de 1992, estendendo sua realização ao longo de dois anos, sendo que o grande evento foi realizado em nos dias 24 a 29 de julho de 1994. Seu tema central foi Brasil – Alternativas e Protagonistas. Seu enfoque foi nos candidatos a Presidente, às vésperas da campanha eleitoral daquele ano.
A Terceira Semana Social Brasileira ampliou para três anos seu tempo de duração, coincidindo com o tríduo de preparação para o Jubileu do ano 2000. Com a proposta Resgate das Dívidas Sociais – Justiça e Solidariedade na construção de uma sociedade democrática.
A Quarta Semana Social, realizada entre 2004 e 2006 com tema Mutirão por um Novo Brasil, multiplicou-se em 268 Semanas Sociais em todo o país.
O tema da quinta semana social será “Estado pra quê e pra quem?”.
Neste ano, cada diocese e Regional trabalharão o tema proposto para que em maio de 2013 aconteça o grande evento em Brasília. Na ocasião serão propostos debates a respeito de questões sociais, a partir da doutrina social da Igreja trazendo como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também propor outros caminhos. “É um instrumento de diálogo entre igreja e sociedade, sobretudo com aqueles que não têm poder, os excluídos, e que estão lutando para adquirir direitos”, afirmou padre Nelito.
As Semanas Sociais desempenham importante papel na ação evangelizadora da Igreja. Assim como as Pastorais Sociais, as reflexões propostas no encontro contribuem para intensificar a presença pública da Igreja na realidade sócio/política/econômica, objetivando a transformação da sociedade.
A Diocese de Guarabira realizará a sua Semana Social na última semana de agosto e primeiros dias de setembro, conforme programação, e contará com a presença e participação da sociedade e das comunidades com suas respectivas lideranças.
Devemos aproveitar a oportunidade que a Igreja do Brasil nos propõe, para aprofundarmos o papel e a presença do Estado, para que e a serviço de quem, já que saúde, segurança e educação, as três grandes necessidades básicas têm ficado a desejar.
Vamos participar na construção de um Estado que necessitamos e queremos. 

Um comentário:

  1. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 15
    1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
    2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
    3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
    4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
    5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho a Verdade e a Vida

    ResponderExcluir